Vamos lá...

Então, essa, por enquanto, é a minha profissão. Educadora. Então, já que estou nisso, vamos tentar animar. Coloquei ali do lado uma barra da Revista Nova Escola (e isso não é um publieditorial, grrrrrr), pra meus colegas educadores verem as últimas novidades. E de vez em quando, muito de vez em quando mesmo, vou postar umas atividades aqui. Algumas atividades montadas por mim mesma, outras garimpadas da internet, outras copiadas de amigas rsrssrs
Aqui tem umas atividades sobre festa junina, quem está nessa vida pode pegar e aproveitar. O quê? eu bem que podia ser menos desanimada e desanimadora? ...suspiros... estou pedindo a Deus para me dar mais ânimo e tirar esse sentimento ruim do meu coração (vide post anterior).

Essas atividades aqui eu roubei da Roberta, do Varal Pedagógico. Contemplam bem a alfabetização, nos mais diversos níveis. A Roberta gosta irritantemente de alfabetizar (rsrs) e é fera no assunto. Deem uma olhada nas atividades que ela montou. Ficaram show!

Essa cruzadinha, com banco de palavras, vai desde o pré-silábico ou silábico sem valor sonoro (em dupla com um silábico com valor sonoro), e para contemplar os silábico-alfabéticos e alfabéticos e tornar a atividade mais desafiadora para estes, basta suprimir o banco de palavras.

Aqui, temos um texto para interpretação que pode ser feito individualmente, no caso de alunos que já leem com fluência, ou coletivamente, com os alunos ditando e a professora registrando as respostas no quadro. Interpretação de texto pode - e deve - ser explorada em qualquer nível de aprendizagem. Se o aluno, mesmo sem saber escrever convencionalmente, experimenta a interpretação oral, não terá dificuldades quanto a isso quando estiver alfabetizado.
Aqui, uma cruzadinha com charadas. Vale para os alunos alfabéticos. E ajuda a desenvolver o raciocínio.
Aqui, um caça-palavras que, mais uma vez, contempla todos os níveis. Basta oferecer um banco de palavras para os não alfabéticos. E a construção de frases pode ser feita com apoio de um colega alfabético ou da professora.
Essa atividade é também muito legal. E ajuda na construção e segmentação das frases (paraaquelesalunosqueescrevemtudoassimcoladinho).
Tá vendo? até me animei um pouquinho agora. Beijos a todos vocês. E quando quiserem mais atividades, basta darem uma olhadinha nos blogs pedagógicos que estou seguindo, ou no blog do Maria Clara, que também sou colaboradora. Não vou ficar postando atividades sempre aqui, mas quando tiver uma novidade bem legal eu aviso, ok?

Beijocas

Comentários

Aline disse…
Aline, todo ano na escola onde trabalho tem a feira cultural, esse ano o tema é copa. A feira será na segunda quinzena de julho e nesse dia todos os professores tem que junto com a turma que é coordenadora expor algo relacionado ao tema. Sou professora de matemática e tenho um bloqueio com a criatividade. Não sei o que expor nesse dia. O pior é que minha turma é do 7º ano, têm pouca criatividade também. Quem sabe vc não tem uma idéia genial e facílima para que HELP! PLEASE!!!!!
Desbaguncando disse…
tem selinho no blog
Beijinhos
Andrea disse…
Que selinho mais fofo...
FAlei pra Aline (da Ana Julia) que ainda bem que agora vcs se identificam,kkkkk já viu que sou lerdinha, né!!!rsrsrs
Valeu.
Vou pegar e postar
Bjs
Ah!!! seu blog é lindooooo, adoro essas cores.

Postagens mais visitadas deste blog

Dois pesos, duas medidas

Blog de utilidade pública - Incompetência Istmo-cervical

Reforma, gripe e fim de ano.