Quero passar num concurso


Bem, eu já passei em alguns concursos, todos na área de educação. Acontece que eu quero mais. Quero passar num concurso para ganhar mais, ter um pouquinho mais de tranquilidade financeira e condições mais dignas para trabalhar. A área de educação sempre me fascinou, porém ultimamente ando muito fria e calculista: Sem condições de trabalho não dá. Então você me pergunta: Mas você não vai se sentir infeliz trabalhando numa carreira diferente da que você escolheu?

E eu te respondo: Não. Tenho me sentido incompetente para ser educadora, porque a cada dia podemos menos diante das situações que os alunos vivem. Eles têm a vida destruída pela violência e pela ausência (ou presença conturbada, o que é pior) da família. Eu não sou a Mulher-Maravilha para pensar que sou capaz de mudar isso. O que eu quero para a educação? Não sei, sinceramente. Não é mais investimento do Poder Público. Este está batendo cabeça, também sem a menor ideia do que fazer. Não é me qualificar, não que eu saiba tudo, mas creio que nem com dez mestrados eu serei capaz de reverter situações como as que eu vejo na sala de aula.

Quando eu abri esse post, não foi para falar sobre educação... mas eu me sinto muito entristecida de estar desistindo da carreira com a qual sonhei desde criança. Bem, por enquanto continuo nela, porque é o meu ganha-pão. Não tenho tanto a reclamar do salário, penso que poderia ser melhor, mas em comparação a outros trabalhadores do Brasil, não é dos piores. Por isso, para sair dessa carreira, tem que ser por um salário muito maior. E eu vou continuar educando: o meu filho, para que ele não sofra o que meus alunos sofrem, e vou servir a Deus trabalhando com as famílias, na minha Igreja. Para sobreviver, quero entrar num local de trabalho com um mínimo de bem-estar para tal e executar meu serviço sem ser xingada ou ignorada por crianças, sem me contaminar com doenças, sem me sentir impotente diante da tragédia pessoal daqueles pequenos. Sei que outras profissões têm seus estresses, mas se for para me estressar, eu quero me estressar ganhando bem.

Posso estar sendo egoísta, mas já coloquei isso na mente e agora vou seguir adiante. E para isso eu tenho que mudar um pouco. Já faz tempo que venho aqui, falando sobre organização. Eu tenho tentado mudar, na verdade consegui algumas poucas mudanças, mas não desisto. E agora eu peguei algumas matérias para estudar. O basicão para quem quer passar em concurso é Direito Administrativo e Direito Constitucional. E eu já baixei algumas apostilas, tentei resolver questões no computador, imprimi apostila para estudar, mas não conseguia me concentrar muito.

Até que eu tive a ideia de baixar áudio aulas para meu celular e ficar escutando. Pelo menos para mim foi dez vezes melhor do que ler. Só que você não pode se desconcentrar, senão não entende nada. Mas, uma vez concentrado, você entende muito melhor do que lendo. Estou atualmente estudando Direito Administrativo. Baixei também o Constitucional, e vou começar a ouvir. Você pode pesquisar pela internet, e vai encontrar algumas opções. Eu tenho encontrado muitas coisas legais no Guia dos Concurseiros .Net, lá tem áudio e vídeo aulas, apostilas e tal. Além de notícias sobre concursos.

Para ficar por dentro do assunto, você também pode acessar o PCI Concursos (free) e a Folha Dirigida (por assinatura). No PCI, as notícias são só para concursos com edital já publicado, ou seja, não fica aquela história de "breve edital", "vagas autorizadas", etc. Já na Folha, você fica sabendo dos concursos que ainda não foram abertos, e tem a vantagem de se preparar com antecedência. No PCI tem também testes e provas, além de muitas dicas e apostilas.

Enfim, é isso. Vou vir aqui postar dicas sobre organização, mesmo sem ser organizada hehehe... e dicas de concursos públicos, mesmo antes de eu passar. Espero poder ajudar.

Beijos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dois pesos, duas medidas

Blog de utilidade pública - Incompetência Istmo-cervical

Reforma, gripe e fim de ano.